O modo de produção capitalista e o papel da educação na visão de Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber
O
trabalho, ora apresentado, pretende abordar dentro de um quadro
comparativo,como os três pensadores da sociologia clássica Émile Durheim, Karl
Marx e Max Weber abordam o modo de produção capitalista, ou seja, como esse
três autores questionaram o processo de desenvolvimento socioeconômico ao longo
de sua historia.Ou para ser mais preciso: como as idéias desses autores têm
influenciado o pensamento da educação na atualidade. É evidente que é difícil
estabelecer entender as aproximações e divergência de três teorias tão
complexas,sem preocupações de repetir,ou de não repetir,o que muito já
disseram.
No entanto, dos três fundadores da Sociologia da Educação, apenas um, Émille
Durkheim, possui uma Sociologia da Educação sistematizada em obras especificas
desse tema - Nem Karl Marx nem Max Weber dedicaram um texto específico à
educação que pudesse dar origem à Sociologia da Educação como vertente da
disciplina. Essa ausência não impediu, todavia, que, depois deles, houvesse
sociólogos que se fundamentassem nos excertos desses pensadores para estudar o
fenômeno educativo.
Se, ao elaborar este trabalho, alguma vez parei,para consultar as obras dos
verdadeiros mestres, foi somente para me certificar do acerto de uma ou de
outra passagem ou da fidelidade das poucas alusões feitas aos seus
pensamentos.Só quis dizer o essencial e é possível que nem mesmo o essencial eu
tenha dito.Não importa.Trata-se,deveras,deu trabalho compacto,comprimido
enfim,será fácil perceber o muito que se deixou de dizer.
Karl Marx
Sociologia critica
Max Weber
Sociologia compreensiva
Modo de
produção capitalista
Karl Marx
Sociologia
da ordem
A
sociedade prevalece sobre o indivíduo,ou seja, ela se sobre-sai sobre o
individuo, pois quando este nasce tem de se adaptar às normas já criadas, como
leis, costumes, línguas, etc.
O indivíduo, por exemplo, obedece a uma série de leis impostas pela sociedade e
não tem o direito de modificá-las. “O homem, mais do que formador da sociedade,
é um produto dela”
Estabelece o método e o objeto de estudo sociológico: o objeto de estudo da Sociologia são os fatos sociais. Esses fatos sociais são as regras impostas pela sociedade (as leis, costumes, etc. que são passados de geração a geração). “os fatos sociais devem ser tratados como coisas”, Os fatos sociais são conseqüência da divisão social do trabalho.Os problemas sociais não são de ordem econômica.
Karl Marx
Sociologia
critica
A
sociedade é desigual por natureza.O homem está inserido em relações
contraditórias presentes na conflituosa sociedade.
Os conflitos que permeiam a sociedade resultam do processo de produção onde
aqueles que detêm os meios de produção e se impõem através da ideologia.A lei
fundamental de uma sociedade está vinculada ao desenvolvimento de suas forças
produtivas,que em determinado estagio de desenvolvimento,chega a seu limite e
entram em contradição com a relação de produção que as desenvolvem. Para ele,
”a historia de toda sociedade até hoje é a historia da luta de classes” A
divisão social do trabalho para Marx é “a totalidade das formas heterogênea de
trabalho útil,que diferem em ordem,gênero,espécie e variedade” A divisão do
trabalho se estende para além da produção material e exerce uma função de
dominação daclasse burguesa sobre a classe
proletária.
Max Weber
Sociologia
compreensiva
Para compreender a sociedade,seria imprescindível compreender a “ação social”
do individuo. Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto
das ações individuais. Estas são todo tipo de ação que o indivíduo faz,
orientando-se pela ação de outros.A sociedade é fruto das ações dos homens.Os
indivíduos são mais importantes que a sociedade. Weber estabeleceu quatro tipos
de ação social: 1 – ação tradicional: aquela determinada por um costume ou um
hábito arraigado;
2 – ação afetiva: aquela determinada por afetos ou estada sentimentais;
3 – racional com relação a valores: determinada pela crença consciente num
valor considerado importante, independentemente do êxito desse valor na
realidade;
4 – racional com relação a fins: determinada pelo cálculo racional que coloca
fins e organiza os meios necessários
Papel da
educação e da escola
Durkeim
Para
Durkeim o objeto da sociologia é o fato,e a educação é considerada como o fato
social,isto é,se impõe coercitivamente como uma norma jurídica ou como uma
lei.Para ele cada tipo de sociedade real,histórica,cria e impõe o tipo de
educação de que necessita.A educação existe na sociedade dentro da cultura cada
sociedade,considerada em momentos determinados de seu desenvolvimento,possui um
sistema de educação que se impõe aos indivíduos de modo geralmente
irresistíveis. Durkheim sugeria que a ação educativa funcionasse de forma
normativa. “a educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança
estada físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu
conjunto”.
Karl Marx
A educação
para ele é transformadora. Ou seja, educar dentro do processo produtivo para
mostra ao homem (ser social) que é ele o criador e responsável pela
transformação da sociedade. A sua proposta de educação politécnica compreende
três pontos centrais: educação intelectual, educação corporal e educação
tecnológica. O primeiro ponto não é detalhado pelo próprio autor. O segundo tem
como objetivo atenuar os efeitos mutiladores da produção através de exercícios
militares e de ginástica. O terceiro ponto compreende a educação tecnológica
que deve abordar os princípios gerais e de caráter científico de todo o
processo de produção e, ao mesmo tempo, iniciar as crianças e adolescentes a
operar com instrumentos de trabalho dos diversos ramos industriais. “Marx diz
que os conteúdos educacionais devem contemplar três dimensões: uma educação
mental, uma educação física e uma educação tecnológica”
Max Weber
A educação
vai ser responsável para prepara os indivíduos viver em sociedade.Essa é uma
educação racional. As reflexões de Weber sobre a educação são compreendidas no
âmbito de sua Sociologia Política.A educação e a escola,como instituição do
Estado Moderno,passam a ser um fator de estratificação social e não mais educar
para o mundo. A relação de poder mais forte é a dos órgãos governamentais sobre
a escola A educação é um elemento importante por favorecer o êxito do indivíduo
na seleção social. A educação pressupõe uma associação entre os indivíduos, e
estes visam a um determinado objetivo.
Historicamente, os dois pólos opostos no campo das finalidades da educação são:
despertar o carisma, isto é, qualidades heróicas e dons mágicos, e transmitir o
conhecimento especializado.
COMO A
EDUCAÇÃO DE HOJE PODE SER VISTA BASEADAS NA OBRA DURKHEIM,WEBER E MARX
No século xx, três diferentes linhas teóricas clássicas, sistematizadas por
Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber alicerçaram, e ainda alicerçam,
concepções sociológicas contemporâneas. Ambos os pensadores tiveram em comum a
busca de soluções para os graves problemas sociais gerados pelo modo de
produção capitalista; isto é, a miséria, desemprego e as conseqüentes greves e
rebeliões operárias. Cada um desses sintomas sociais foi analisado por esses
pensadores como desvios ou anomalias da sociedade, que poderiam ser corrigidos
ou mesmo solucionados pelo resgate de valores morais – como a solidariedade –
os quais restabeleceriam relações estáveis entre as pessoas,independentemente
da classe social a que pertencessem. Um dos mecanismos responsáveis por essa
tarefa seria a educação, capaz de adequar devidamente os indivíduos à nova
sociedade.Enfim,dentro desse contexto,cabe a seguinte pergunta:
Como as idéias desses autores têm influenciado a educação na atualidade?Ou
melhor,como conciliar essas diferentes concepções,sobretudo dos conceitos de
alienação em Karl Marx, de anomia social em Émile Durkheim e de racionalização
em Max Weber?
Para entender a importância que esses três autores possuem para o pensamento
moderno em especial para a educação,é preciso demonstra quais são as questões
levantadas por eles que ainda nos ajudam a pensar a realidade do mundo de hoje.
Dos três fundadores da Sociologia da Educação, apenas um, Émille Durkheim,
possui uma Sociologia da Educação sistematizada em obras especificas desse tema
- Educação e Sociologia; A evolução pedagógica na França e Educação Moral. Nem
Karl Marx nem Max Weber dedicaram um texto específico à educação que pudesse
dar origem à Sociologia da Educação como vertente da disciplina. Essa ausência
não impediu, todavia, que, depois deles, houvesse sociólogos que se
fundamentassem nos excertos desses pensadores para estudar o fenômeno
educativo.
Para Durkheim, o objeto da sociologia é o fato social, e a educação é
considerada como o fato social, isto é, se impõe, coercitivamente, como uma
norma jurídica ou como uma lei. Desta maneira a ação educativa permitir uma
maior integração do individuo e também permitirá uma forte identificação com o
sistema social “...a educação consiste numa socialização metódica da nova
geração pelas gerações adultas... [tendo em vista realizar] certo ideal de
homem... [que] …é, em certa medida, o mesmo para todos os cidadãos...[pois]
...a sociedade somente poderá viver se entre os seus membros existir uma
suficiente homogeneidade”. Portanto, podemos dizer que a educação é um fato
social, por ser ela exterior ao individuo, coercitiva e generalizada,impondo
normas e integrando os homens em sociedade, buscando com isso o estabelecimento
de uma pratica coletiva que amenize o conflito.
Durkheim acredita que a sociedade estabelece os caminhos que cada individuo
deve trilhar, no sentido de manter a ordem e buscar o progresso. Nesse
contexto, a educação e a escola têm o papel de socializar o indivíduo para que
ele se desenvolva dentro dos padrões preestabelecidos o seu grupo social.Nesse
contexto, podemos perceber que a visão de Durkheim identifica educação com
socialização enquanto ação unilateral dos velhos para os novos e enquanto
determinismo do social sobre o individual. Estas formulações podem ser
compreendidas no contexto da sua obra e do seu tempo histórico, pois para o
autor havia a necessidade de preservar a sociedade contra o individualismo das
novas sociedades urbano-industriais, assegurando suficiente coesão e integração
social e moral, contra o egoísmo e a anomia, isto é, reproduzir um passado,
moralmente mais coeso e integrado, no presente.Enfim,podemos perceber que a
leitura que Durkheim faz da sociedade e da função que a educação exerce sobre
esses indivíduos é de formar indivíduos que se adaptem á estrutura dessa mesma
sociedade e manter a ordem social.
Já para Karl Marx a educação assume uma visão diferente, visto que ele não
elaborou uma teoria pedagógica. Toda a concepção de Marx acerca de emancipação
humana só pode ser plenamente compreendida através da oposição entre trabalho
alienado e trabalho produtivo.Marx estabelece pontos para o entendimento da
estrutura da sociedade capitalista, no sentido de transformá-la, pois, segundo
ele, essa sociedade capitalista é exploratória e contraditória,o que concretiza
e aprofunda as desigualdades entre homens Portanto,ele defende a total ruptura
com qualquer ordem burguesa existente.
A atualidade do pensamento de Marx tem sido amplamente discutida nos debates
sobre educação e trabalho a partir da concepção de educação politécnica, na
qual ele defendeu a integração de uma educação humanista, tecnológica e
corporal. Essa educação ele chama de politécnica. A educação para ele é
transformadora. Educar dentro do processo produtivo para mostra ao homem (ser
social) que é ele o criador e o responsável pela transformação da sociedade. Na
leitura de dele a educação é responsável pela construção da sociedade á chamada
homnilateralidade, concepção que diz respeito á realização/emancipação do homem
através do trabalho.Contudo, Marx defende a tese de que, a partir dos 9 anos,
todas as crianças devem se converter em trabalhadores produtivos e que todos os
adultos devem trabalhar tanto com o cérebro como com as mãos. As crianças e
jovens, de ambos os sexos, deveriam ser divididas em três grupos de acordo com
a sua faixa etária: 9 a 12, 13 a 15 e 16 a 17 anos, e deveriam trabalhar 2, 4 e
6 horas respectivamente. A sua proposta de educação politécnica compreende três
pontos centrais: educação intelectual, educação corporal e educação
tecnológica. O primeiro ponto não é detalhado pelo próprio autor. O segundo tem
como objetivo atenuar os efeitos mutiladores da produção através de exercícios
militares e de ginástica. O terceiro ponto compreende a educação tecnológica
que deve abordar os princípios gerais e de caráter científico de todo o
processo de produção e, ao mesmo tempo, iniciar as crianças e adolescentes a
operar com instrumentos de trabalho dos diversos ramos industriais. A
combinação desses três elementos colocaria a classe operária acima do nível da
aristocracia e da burguesia.
Nesse contexto, percebemos que Marx propõe uma sociedade livre das condições de
contradição,das classes sociais e da exploração do trabalho.É nesse sentido que
a educação é vista como fator de transformação social e ponto central para a
construção das novas condições da vida humana.
Finalmente, apresenta-se a contribuição de Max Weber para explicar uma terceira
postura de ver os processos sociais. Weber fala do modelo de racionalização do
mundo moderno,Para ele a sociedade é racionalizada,ou seja ela é fruto dos
conjuntos das ações individuais.Nesse sentido, entende a racionalização como o
caminho que orienta a sociedade para o mais alto grau de instrumentalização e
burocratização, onde a ética e os valores são determinados pelos fins últimos.
Podemos dizer que seu pensamento propicia uma reflexão das diversas formas de
agir de cada individuo.Essa interação entre as partes influenciaria a
construção de uma realidade social.
Weber não dedicou um artigo e nem um capítulo de livro à educação, embora tenha
feito referências esparsas ao tema no decurso de sua produção
acadêmica.Todavia,podemos dizer que a educação para Weber,é o modo pelo qual os
homens são preparados para exercer as funções dentro da sociedade.Essa educação
é uma educação racional. Max Weber afirma categoricamente: “Ao ir a escola você
emprega sua racionalidade e leva em consideração a racionalidade dos outros e o
modo como ela interfere ou pode vir a interferir em seu próprio comportamento”
. Ao ir para escola a criança desenvolve o raciocínio, aprende a opinar, se
posicionar, expor idéias, melhorar o seu comportamento até mesmo na família.A
educação e a escola,como instituição do Estado Moderno,passam a ser um fator de
estratificação social e não mais educar para o mundo.Nesse contexto, Max Weber
questiona que a tarefa da Sociologia é interpretar este agir de modo que ele se
torne um agir compreensivo, e isso significam, um agir de homens, que se relacionam
uns com os outros.Contudo, podemos percebe que a educação para ele não está
vinculada como formação integral do homem,mas uma educação como treinamento
para habilitar o indivíduo para a realização de determinadas tarefas,a fim de
obter poder e dinheiro,dentro dessa sociedade cada vez mais
racionalizada,burocratizada e estratificada.
Diferentemente de Durkheim e Marx,Weber persistiu em toda a sua obra numa visão
pessimista da sociedade moderna e resignada em ralação aos problemas
desta,inclusive os de educação.Separando ciência e política em esferas
distintas,Weber defendeu que não cabia ao cientista fazer previsões sobre o
rumo dos acontecimentos históricos – essa seria uma tarefa para os profetas.
Enfim, é impossível se colocar á altura dos principais temas e questões do
nosso tempo sem entender o pensamento desses três autores Durkheim, Karl Marx e
Max Weber para a educação nos dias de hoje. Na verdade, nenhum dele traz
formulas prontas,mas cada um a sua modo nos faz refletir sobre educação.
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