Proposta para trabalhar leitura
- Tema: “Leitura dinâmica”
- Alunos atendidos: 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dom José Delgado
- Duração: O trabalho deverá ser desenvolvido durante todo o ano letivo (ser inserido na rotina).
- Tema: “Leitura dinâmica”
- Alunos atendidos: 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dom José Delgado
- Duração: O trabalho deverá ser desenvolvido durante todo o ano letivo (ser inserido na rotina).
“O primeiro recurso pedagógico
Deve ser sempre o da sedução.”
Rufino Santos
Justificativa
Considerando que o estímulo à leitura é uma forma básica de formação, e que esta deve ser inserida no cotidiano de nossos estudantes, será desenvolvido a proposta: “Leitura dinâmica”, a qual possibilitará ao alunado se encantar com a leitura, a partir de situações efetivas e permanentes (ao longo do ano letivo) de aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento do comportamento leitor (comentar livros, discutir o sentido de um trecho, debater ideias, levantar e explicitar hipóteses, indicar livros interessantes para a turma, etc.), oportunizando dessa forma, o caminho para a formação do leitor proficiente.
Objetivo:
- Desenvolver o comportamento leitor;
Deve ser sempre o da sedução.”
Rufino Santos
Justificativa
Considerando que o estímulo à leitura é uma forma básica de formação, e que esta deve ser inserida no cotidiano de nossos estudantes, será desenvolvido a proposta: “Leitura dinâmica”, a qual possibilitará ao alunado se encantar com a leitura, a partir de situações efetivas e permanentes (ao longo do ano letivo) de aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento do comportamento leitor (comentar livros, discutir o sentido de um trecho, debater ideias, levantar e explicitar hipóteses, indicar livros interessantes para a turma, etc.), oportunizando dessa forma, o caminho para a formação do leitor proficiente.
Objetivo:
- Desenvolver o comportamento leitor;
- reconhecer os usos e funções da leitura;
- perceber as diferentes finalidades da leitura.
- perceber as diferentes finalidades da leitura.
-Recursos:
Mural de leitura deleite ou compartilhada, caixa de passatempo, pastinha da leitura, avental, baú de surpresas, carrinho da leitura, textos diversos, etc.
Obs: As ilustrações acima, são apenas dicas do material que deverá ser confeccionado neste projeto. Elas foram encontradas em blogs como o de Tia Lu, Avental de histórias, Ideias e artes e outros que, infelizmente não lembro o endereço (quem souber, é só indicar que terei o prazer de expor).
Algumas sugestões para o desenvolvimento da proposta:- De início, confeccionar os recursos necessários para o desenvolvimento da proposta.
- Expor para os alunos o trabalho que será desenvolvido, apresentando os materiais. Falar dos objetivos, dos cuidados com os recursos, da importância do trabalho, etc.
- Na caixa de passatempo disponibilizar diversos materiais, como: vários tipos de texto, labirinto, desenhos, cruzadinha, jogo da memória, caça-palavra, alfabeto móvel, além de outros. Este trabalho é uma maneira prazerosa e produtiva de ocupar os alunos que realizam as atividades rapidamente e costumam distrair os colegas que ainda não terminaram tirando-lhes a concentração.
- Quanto à pastinha da leitura, o trabalho deverá ser realizado buscando que o aluno leve o livro para casa, de forma que a leitura seja compartilhada com a família. É importante que ele também fale um pouco para a turma do livro que escolheu (falar de um trecho, indicar, etc). Buscando variar, o professor poderá solicitar que o aluno traga algum tipo de texto para apresentar a turma.
- Em relação ao mural, a exploração ocorrerá a partir de leitura deleite ou compartilhada, de forma a montar semanalmente o mural com textos diversificados, trazidos pelo professor ou pelo aluno (jornalístico, adivinhas, parlendas, contos, músicas, poesias, etc). É importante que a leitura seja realizada diariamente e os textos sejam disponibilizados no mural. O Professor poderá fazer uso de materiais para recorte.
- O avental servirá para contagem de diferentes histórias.
- O trabalho com o palquinho da leitura, será elaborado um cronograma de atendimento da sala de leitura, de forma que ele permaneça uma semana em cada sala, com textos diversificados. É interessante que o professor utilize a caixa de som com microfone para que o aluno faça a leitura do texto escolhido, para os demais.
- A caixa surpresa (baú) poderá ser empregada para diversas finalidades, como: colocar materiais relativos aos projetos trabalhados, livros para contação de histórias, objetos para bingos, ditados dinâmicos, etc.
- Pode-se trabalhar ainda com o carrinho da leitura, portando diversos textos (carrinho de carregar feira de fruta), de forma que ele permaneça no máximo meia hora em cada sala, objetivando que o aluno possa continuar a leitura do material escolhido na próxima visita do carrinho.
- É interessante e importante separar um “caderno de leitura” para que o aluno pregue pequenos textos e realize leitura na escola e em casa.
- Caso for possível, o professor presenteará os alunos com um livro de literatura (no aniversário de cada um) com uma dedicatória e assinatura de todos da sala, sendo uma forma de incentivar a leitura.
- Elaborar uma sequência didática para trabalhar textos diversificados (leitura, produção, etc).Sugestão de texto para iniciar o trabalho:
Ler sempre.
Ler muito.
Ler “quase tudo”.
Ler com os olhos, os ouvidos, com o tato, pelos poros
e demais sentidos.
Ler com razão e sensibilidade.
Ler desejos, o tempo, o som do silêncio e do vento.
Ler imagens, paisagens, viagens.
Ler verdades e mentiras.
Ler o fracasso, o sucesso, o ilegível, o impensável, as
entrelinhas.
Ler na escola, em casa, no campo, na estrada, em
qualquer lugar.
Ler a vida e a morte.
Saber ser leitor tendo o direito de saber ler.
Ler, simplesmente ler.
Edith Teodoro
Mural de leitura deleite ou compartilhada, caixa de passatempo, pastinha da leitura, avental, baú de surpresas, carrinho da leitura, textos diversos, etc.
Obs: As ilustrações acima, são apenas dicas do material que deverá ser confeccionado neste projeto. Elas foram encontradas em blogs como o de Tia Lu, Avental de histórias, Ideias e artes e outros que, infelizmente não lembro o endereço (quem souber, é só indicar que terei o prazer de expor).
Algumas sugestões para o desenvolvimento da proposta:- De início, confeccionar os recursos necessários para o desenvolvimento da proposta.
- Expor para os alunos o trabalho que será desenvolvido, apresentando os materiais. Falar dos objetivos, dos cuidados com os recursos, da importância do trabalho, etc.
- Na caixa de passatempo disponibilizar diversos materiais, como: vários tipos de texto, labirinto, desenhos, cruzadinha, jogo da memória, caça-palavra, alfabeto móvel, além de outros. Este trabalho é uma maneira prazerosa e produtiva de ocupar os alunos que realizam as atividades rapidamente e costumam distrair os colegas que ainda não terminaram tirando-lhes a concentração.
- Quanto à pastinha da leitura, o trabalho deverá ser realizado buscando que o aluno leve o livro para casa, de forma que a leitura seja compartilhada com a família. É importante que ele também fale um pouco para a turma do livro que escolheu (falar de um trecho, indicar, etc). Buscando variar, o professor poderá solicitar que o aluno traga algum tipo de texto para apresentar a turma.
- Em relação ao mural, a exploração ocorrerá a partir de leitura deleite ou compartilhada, de forma a montar semanalmente o mural com textos diversificados, trazidos pelo professor ou pelo aluno (jornalístico, adivinhas, parlendas, contos, músicas, poesias, etc). É importante que a leitura seja realizada diariamente e os textos sejam disponibilizados no mural. O Professor poderá fazer uso de materiais para recorte.
- O avental servirá para contagem de diferentes histórias.
- O trabalho com o palquinho da leitura, será elaborado um cronograma de atendimento da sala de leitura, de forma que ele permaneça uma semana em cada sala, com textos diversificados. É interessante que o professor utilize a caixa de som com microfone para que o aluno faça a leitura do texto escolhido, para os demais.
- A caixa surpresa (baú) poderá ser empregada para diversas finalidades, como: colocar materiais relativos aos projetos trabalhados, livros para contação de histórias, objetos para bingos, ditados dinâmicos, etc.
- Pode-se trabalhar ainda com o carrinho da leitura, portando diversos textos (carrinho de carregar feira de fruta), de forma que ele permaneça no máximo meia hora em cada sala, objetivando que o aluno possa continuar a leitura do material escolhido na próxima visita do carrinho.
- É interessante e importante separar um “caderno de leitura” para que o aluno pregue pequenos textos e realize leitura na escola e em casa.
- Caso for possível, o professor presenteará os alunos com um livro de literatura (no aniversário de cada um) com uma dedicatória e assinatura de todos da sala, sendo uma forma de incentivar a leitura.
- Elaborar uma sequência didática para trabalhar textos diversificados (leitura, produção, etc).Sugestão de texto para iniciar o trabalho:
Ler sempre.
Ler muito.
Ler “quase tudo”.
Ler com os olhos, os ouvidos, com o tato, pelos poros
e demais sentidos.
Ler com razão e sensibilidade.
Ler desejos, o tempo, o som do silêncio e do vento.
Ler imagens, paisagens, viagens.
Ler verdades e mentiras.
Ler o fracasso, o sucesso, o ilegível, o impensável, as
entrelinhas.
Ler na escola, em casa, no campo, na estrada, em
qualquer lugar.
Ler a vida e a morte.
Saber ser leitor tendo o direito de saber ler.
Ler, simplesmente ler.
Edith Teodoro
OBS:Confeccionamos para a escola um banner com este texto
Ler sempre
Ler, ler vamos ler
Ler, ler é saber
Ler, ler é preciso ler
Ler, ler é aprender
Ler, ler é sonhar
Ler, ler é viajar
Ler, ler é emocionar
Ler, ler é conquistar
O livro é o professor do professor
Quem escreve livro é escritor
Para escrever um livro
Quantos outros foram precisos?
O livro é só o começo de uma história
É o espelho da memória
Registro de conhecimento
Ao longo do tempo(música de Helena Cabral)
Ler sempre
Ler, ler vamos ler
Ler, ler é saber
Ler, ler é preciso ler
Ler, ler é aprender
Ler, ler é sonhar
Ler, ler é viajar
Ler, ler é emocionar
Ler, ler é conquistar
O livro é o professor do professor
Quem escreve livro é escritor
Para escrever um livro
Quantos outros foram precisos?
O livro é só o começo de uma história
É o espelho da memória
Registro de conhecimento
Ao longo do tempo(música de Helena Cabral)
AVALIAÇÃO
A proposta deverá ser avaliada de forma contínua junto a alunos e professores, para que sejam detectados os avanços em relação aos objetivos propostos e realizados eventuais impasses diagnosticados em seu processo de execução, enfim, buscando o redirecionamento /aperfeiçoamento desse trabalho, para que o aluno possa realmente desenvolver a competência leitora.
A proposta deverá ser avaliada de forma contínua junto a alunos e professores, para que sejam detectados os avanços em relação aos objetivos propostos e realizados eventuais impasses diagnosticados em seu processo de execução, enfim, buscando o redirecionamento /aperfeiçoamento desse trabalho, para que o aluno possa realmente desenvolver a competência leitora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário