É de fundamental importância
à escola contar com todos esses aspectos para o seu desenvolvimento, pois se
não tem as ferramentas básicas para o trabalho o professor por vez não sente
satisfação no que faz, assim não é agente transformador na escola e o aluno não
aprende por não relacionar a escola com a vida social onde se encontra com oportunidades
atrativas.
(RICARDO & ZYLBERSZTAJN, 2002) revelam que
professores de ciências apresentam dificuldades em abandonar o ensino
conteúdista e centrado em livros-textos tradicionais. A proposta deve estar
alicerçada na metodologia da pesquisa-ação, tendo como preocupação a construção
de pontes entre a teoria curricular e a prática, capacitando professores e
supervisores pedagógicos para atuarem como disseminadores dos novos enfoques
entre seus pares. A elaboração e construção do conhecimento de forma contextualizada e
crítico-avaliativa, interdisciplinar fornece os meios necessários para a
implementação de metodologias pedagógicas que agreguem valor e consciência
ambiental no ambiente escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário